Email marketing é mais uma ferramenta de marketing que a maioria das empresas utilizam para analisar atuais consumidores, mas essa prática também pode se tornar algo irritante que faz com que os clientes quando não aplicada de modo correto.  Mas neste caso, como nós como marcas podemos fazer com que o email marketing funcione a nosso favor e não contra?  Confira algumas dicas que podem auxiliar a otimizar seus esforços.

1)  Pense ‘Mobile’ em primeiro lugar

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Assim como para websites e conteúdos sociais, é importante considerar o lado mobile quando em relação a emails, design e mensagens. O design de email responsivo é importante porque ele permite que seu email possa ser lido tanto em desktops, quanto em meios móveis ou tablets.

No entanto, para assegurar que seu design funcione para cada dispositivo é importante que você teste esse conteúdo. Por exemplo: Teste suas imagens para saber se elas estão aparecendo corretamente, para ver se seu título está claro e de fácil entendimento além de analisar e verificar se as mensagens são fáceis de scanear e ser compartilhadas.

1B) Tenha um Calendário Editorial

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Sua equipe provavelmente já possui um calendário editorial que permite  o planejamento de posts do blog, tweets, posts do Facebook  e pins do Pinterest.

Incluir o conteúdo de emails neste calendário poderá ajudar a organizar o conteúdo que está sendo distribuído, descobrir quais são os perfis dos clientes que recebem as mensagens e quais canais estão distribuindo esse material.

No geral isto irá auxiliá-lo a saber quantos tópicos estão sendo publicados e escolher quais são os melhores para a semana. Isso pode ser ainda mais útil no ano seguinte quando você olhar para trás e comprovar todo o progresso do ano anterior.

Por exemplo: Quais estratégias foram um sucesso? Se tiver uma próxima oportunidade, irá saber que pode tentar essa mesma estratégia novamente.

2) Personalize o seu conteúdo; Comece de modo simples.

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Personalizar conteúdos para emails pode vir a seguir para várias direções, especialmente se sua audiência for segmentada em diversas maneiras. No entanto é fácil começar pelo lado mais simples. Talvez deva fazer um teste A/B  para saber em quais regiões este conteúdo funciona melhor, além de qual gênero  e idade este material atinge.

Assim você se certifica de que um cliente de Jeans não receba o mesmo conteúdo de uma marca de Moda Praia, por exemplo.

Nenhum cliente quer conteúdos genéricos enviados em massa , então  é importante incluir pelo menos buscar dados sobre seus interesses, local e quem são eles como consumidores de sua marca.

 3) Fique atento aos detalhes

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Os detalhes, as vezes ignorados são a chave para a criação de email marketing. Sua equipe precisa se assegurar de que o assunto, as primeiras sentenças e imagens estejam corretas e sejam organizadas em harmonia para que o cliente consiga entender o email. Unir imagens com qualidade pode fazer com que o cliente não apenas leia,mas também se interesse em clicar no “call to action” que leva a seu site, ou a alguma oferta e canais de  mídia sociais de sua marca.

4) Meça seus resultados

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Você sabia que isso estaria por vir. Se não estiver medindo seus resultados, não estará aprendendo e se não estiver aprendendo você não vai estar otimizando seu conteúdo nem atendendo aos desejos e necessidades do seu público.  Isso é péssimo!

Medir resultados permite que sua equipe saiba quais linhas de email estão funcionando, quais call-to-actions estão sendo clicados e quais emails do seu teste a/b estão funcionando para a sua marca. Por fim, isso permite que não aja desperdício com conteúdos que não estão agregando nenhum valor aos clientes, muito menos fazendo com que eles sintam a necessidade de comprar.  Por falar em compartilhamento, aqui vai uma dica…

5)  Mídias Sociais são as melhores amigas do Email Marketing

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Não apenas valiosas para que os clientes possam ter fácil acesso ao compartilhamento, as mídias sociais também são importantes para criar um link de promoção para seu email.

Por exemplo: Talvez seu público do twitter prefira conteúdos diários para que possam seguir seu feed; Permita que eles saibam que a oportunidade existe e que eles tem a possibilidade de seguir sua conta hoje mesmo.

Isso é importante para que se crie a conscientização de sua audiência por meio de conteúdos.  Esse público pode escolher os meios de comunicação aos quais preferem seguir.  Ofereça diversas opções a seus clientes e aprenda o que funciona melhor para o seu público alvo. Twitter? Pinterest? Fanpage no Facebook? Faça um teste! Existem diversas ferramentas disponíveis, basta apenas analisar e encontrar as melhores escolhas para a sua marca.

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